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    quarta-feira, 4 de abril de 2018

    Vivo é investigada por usar dados de 73 milhões de pessoas

    Vivo é investigada por usar dados de 73 milhões de pessoas App Vivo Ads estaria usando dados qualificados de clientes para a venda de publicidade sede da Telefônica/Vivo em SP (Divulgação) LEIA TAMBÉM: Presidente da Oi renuncia ao cargo após desavença com Conselho Novos rivais? Tim Cook critica Facebook e Mark Zuckerberg rebate Comercial da Nextel que tira sarro de concorrentes é suspenso pelo Conar; assista SÃO PAULO - O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) instaurou inquérito público para aprar a conduta da operadora Vivo pelo uso de dados de 73 milhões de clientes para fins publicitários. Segundo o órgão, a empresa oferece estes dados a anunciantes por meio do serviço de marketing móvel Vivo Ads. A Vivo promete fornecer dados qualificados dos clientes, como perfil, localização, comportamento de navegação, lugares frequentados e hábitos, a empresas de publicidade. O acesso a estes dados é oferecido como vantagem: espaços publicitários ocupados com conteúdo segmentado de acordo com todas as informações, otimizando o acesso do anunciante ao cliente em potencial. No contrato entre cliente e Vivo, não existe a opção de impedir o uso dos dados para fins publicitários. São utilizadas até mesmo informações de saúde, com base em mapeamento de circulação de usuários em clínicas e hospitais. Mas, segundo a Comissão de Proteção dos Dados Pessoais do MPDFT, responsável pela investigação, o Marco Civil da Internet assegura aos titulares dos dados direitos de inviolabilidade da intimidade e da vida privada, e também o direito de não fornecimento a terceiros dos dados pessoais, salvo mediante consentimento livre, expresso e informado. "Diferente do modelo de negócio de empresas como Google e Facebook, o serviço de telefonia móvel no Brasil é uma concessão de serviço público com contrapartida financeira dos usuários", escreve o MPDFT. "Nem no contrato de serviço, nem no Centro de Privacidade da empresa Vivo existem informações sobre uso dos dados pessoais de clientes para fins de publicidade", acusa o órgão, acrescentando que há "risco de prejuízos relevantes aos consumidores". Sobre a questão, a Vivo enviou o seguinte posicionamento: "A Vivo informa que cumpre rigorosamente a legislação vigente e não promove qualquer uso ilegal de dados pessoais de seus clientes. A Vivo assegura que as informações de seus clientes não são, em hipótese alguma, transferidas ou compartilhadas com anunciantes. A Vivo Ads é uma plataforma de mídia, na qual o cliente interage com publicidade apresentada pela própria operadora e, muitas vezes, ganha benefícios como pacotes de internet móvel ou descontos em produtos e serviços. Sempre previamente autorizado pelo cliente. A autorização é concedida, por exemplo, por meio do termo de adesão do serviço móvel e a qualquer momento o cliente pode cancelá-la em canais de atendimento da Vivo. O centro de privacidade da empresa também contém orientações sobre o tema. A Vivo reitera que respeita a privacidade e a transparência na relação com os seus clientes." http://www.infomoney.com.br/negocios/grandes-empresas/noticia/7361773/vivo-investigada-por-usar-dados-milhoes-pessoas?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_campaign=nlminhasfinancas

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